What´s new, Lili? Dicas de viagens. Enjoy!











{outubro 25, 2011}   Hairy coo – Highlands – Escócia 2011

Hairy Coo

Durante o nosso tour pelas Highlands da Escócia, pela Gray Line Tours of Scotland – http://graylinescotland.com, passamos por Callander – onde pudemos tomar um café, comprar souvenirs e conhecer e fotografar e filmar o Hairy Coo – um boi da raça Hamish, que é super peludo.  Provavelmente o boi mais fotografado das highlands.

Hairy Coo é Hairy Cow em gaélico – esse gado é o maior recurso econômico dos povos que ainda vivem na zona rural escocêsa e formam os clãs – os últimos povos tribais da Europa.  Grandes lutadores que tocavam gaitas de foles e usavam kilts de acordo com as cores de seus tartans. 

tartans diversos

Tartan é um tipo de tecido quadriculado, parecido com xadrez, com padrões de linhas diferentes e cores distintas. É o padrão utilizado para se fazer um kilt, típica indumentária escocesa.  A palavra Tartan significava, originalmente, “tecido de lã leve”. Como símbolos dos clãs escoceses, os tartans começaram a ser usados apenas no século XVIII.   Contudo existe evidência da existência de tartans que datam do século 3 a.C.. Escavações arqueológicas, perto de Falkirk, descobriram um jarro de terracota com moedas de prata, no qual um pedaço de pano xadrez, nas cores marrom e branca, fora usado como tampa. Referencias à tartans ocorrem em vários documentos, pinturas e ilustrações. Uma carta patente em favor de Hector MacLean of Duart, de 1587, garante a concessão de terras em Islay e detalha o pagamento de 60 ellsde tecido nas cores branca, preta e verde (as cores do tartan de caça do clã MacLean of Duart).

highlander com seu kilt de tartan

O kilt é um saiote masculino, pregueado na parte de trás, trespassado na parte da frente, de comprimento da cintura até aos joelhos. Na Escócia, era feito original e tradicionalmente de tecido de lã e com padrões de tartan, sendo utilizado por guerreiros dos clãs, cada clã possuindo o seu próprio tartan. Era o traje típico de homens e jovens da montanhas escocesas do Séc. XVI. Desde o Séc. XIX está associado a toda a cultura escocesa e com a herança da cultura celta.  Apesar de não estar totalmente comprovado, acredita-se que o primeiro kilt é datado de 2000 a.C. e foi encontrado perto da região de Nuremberg, na Baviera, trazido pelos celtas.  Uma outra versão, atualiza ainda mais a origem do kilt: ele era usado pelos gaélicos da Irlanda, no século XIV. Com a migração do povo gaélico para o norte e oeste da Escócia, acabou sendo adotado pelos escoceses da região das Highlands.



Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

et cetera
%d blogueiros gostam disto: